sábado, 13 de novembro de 2010

Razão e emoção: separadas ou unidas?

TEXTO:

Costumamos ver a dúvida como algo a ser combatido e aniquilado. O sujeito sensível é visto como pouco racional, e vice-versa. A razão é dura. A emoção sonha. A razão é fria. A emoção é ardente. A razão é insípida. A emoção é doce. A razão é imparcial. A emoção toma partido da paixão, carrega consigo a esperança calma e amorosa ou a fúria avassaladora.
E você? É razão ou emoção? Quantas vezes já viveu esse conflito na vida pessoal? Quantas vezes já perdeu o sono tendo que escolher entre dois sentimentos? Mas será que é necessário escolher, como se fosse um duelo? Ou podemos aprender sobre a junção desses dois aspectos?

Saimos de um modelo em que, para pensar, era necessário reprimir toda e qualquer intensidade. Hoje estamos num modelo no qual a principal função do pensamento é satisfazer os desejos. Prova disto é a invasão de diferentes slogans publicitáriosque nos dizem para atender nosso desejo e consumir cada vez mais.
Portanto acreditamos que o ideal seja um EQULÍBRIO entre o RACIONAL e o EMOCIONAL, com pequenas oscilações para um ou outro lado, uma vez que é potencialmente perigosa uma decisão tomada em apenas um aspecto, sem o balanceamento do outro. Esse é o diferencial da espécie humana em relação aos outros animais.

TAREFAS PARA RESPONDER:


1-Que atitudes podemos elencar que são tomadas pela razão ou pela emoção?
2-Em nossa vida concreta, o que priorizamos: razão ou emoção?
3-Por que a integração entre a razão e a emoção em nossas atitudes sugere equilíbrio?



Texto adaptado do Mundo Jovem

18 comentários:

  1. 1-quando chega a emoção fizemos coisas sem pensar, ja com a razão podemos pensar antes de agir.
    2-os dois pois temos que ter a razão e a emoção.
    3-para tudo tem que por a razão e a emoção para fazer as coisas certas.

    ResponderExcluir
  2. Resposta numero 1:
    A razão é ver nossas consequencias, nossos atos que podem ser ruins ou bons dependendo da situação, é saber reconhecer nossos erros: antes de tomar uma decisão importante, na escola. O sentimento é fazer as coisas por empulso dexando nos levar por tudo o que sentimos: quando amo alguém, em casa, com os amigos.
    Resposta número 2:
    Os dois, mas geralmente uso mais a emoção pois me jogo em tudo que penso que é real sou controlada pro meus sentimentos.
    Resposta número 3:
    Pois precisamos pensar antes de tudo usando a razão, e emoção pois esquecemos que existe razão e consequencias e indo pela emoçao muitas vezes acabamos sofrendo.
    Neidi Isabela Pierini turma: 81

    ResponderExcluir
  3. Guilherme 81

    Resposta número 1:A emoção vem e nós não pensamos e a razão nós sabemos as consequencias.
    Resposta número 2:Emoção.
    Resposta número 3:tudo oque nós fizermos com razão tera a emoção e tudo oque nós fizermos com emoção tera razão.

    ResponderExcluir
  4. 1-quando chega a emoção fizemos coisas sem pensar, ja com a razão podemos pensar antes de agir.
    2-os dois pois temos que ter a razão e a emoção.
    3-para tudo tem que por a razão e a emoção para fazer as coisas certas. turma:81 cleiton.

    ResponderExcluir
  5. 1) razão: comprar algo, estudar, fazer escolhas de minha vida social, jogos.
    emoção: fazer escolhas de minha vida pessoal, amor, amizade, jogos.
    2) razão, a sociedade tem emoções diferentes e a razão é sempre a mesma.
    3) pois precisamos entender nossas emoções e usar a razão para vermos se estamos serto.
    Dener 81

    ResponderExcluir
  6. NOME:A P D
    TURMA:81
    1)RAZÃO:Quando estamos no carro e tem uma pessoa paraatravessar a faixa a gente pensa e faz o cerrto.
    2)RAZÃOOOO,porque eu penso muito antes de falar.
    3)Eu acho que tenque haver esse equilibrio porque um encontra ao outro,completa ao outro.

    ResponderExcluir
  7. respostas jeferson 1-emoção é quando as pessoas comprão coisas por empulso por exemplo:quando agente compra um monte de ropa por empulso e por razão as pesoas olham o preso e pensão muito para comprar.
    2-eu preoriso a emoção.
    3-para não comprarmos tudo oque queremos

    ResponderExcluir
  8. Otávio Numero1-na hora das compras eu sinto emoção pois eu vo pra comprar uma coisa e quando chego la vejo outra coisa mais bonita e compro ela.

    Otávio Numero2-Eu sinto a Razão quando uma coisa da certa e Emoção quando uma coisa da errada.

    Otávio Numero3-Por que nos temos que sintir as duas coisas,não podemos deixar de sentir uma das duas

    ResponderExcluir
  9. Resposta número:1 Kauane turma 81
    Quando bate a emoção é lógico que fizemos coisas sem pensar
    por exemplo:ficar com uma pessoa que sempre achamos que esta mesma não é legal p/ mim e na hora que todo mundo fica insistindo eu vou lá só para não ficar mal ou para não amarelar eu já fiz muito isso, amigas me insistiam para ficar com o fulano e para não pegar mal eu ficava mas não por minha vontade mas sim par elas.
    Já na razão penso antes de agir talvez por medo das consequencias.
    resposta 2;talvez os dois mas eu primorizo a razao pois preciso pensar antes, par ver as consequencias do meus atos.
    resposta 3:para termos uma vida equilibrada precisamos dois dois par vivermos bem felizes.

    ResponderExcluir
  10. 1-Muitas vezes eu ajo pela razão,quando vou fazer uma coisa que é errada,penso antes de fazer, para tomar a decisão certa!Outras vezes também ajo pela emoção, quando eu vejo uma pessoa, criança ou adolescente catando lixo, uma pessoa morta ou com ematomas eu me emociono, sinto pena e fico emocionada!

    2-Eu acho que os dois, ás vezes eu ajo pela e em outras vezes é preciso pela razão.

    3-Porque precisamos ter equilibrio para pensar e agir, ás vezes com a razão e em outras com a emoção.

    ResponderExcluir
  11. Respostas: Mônica turma 81
    1-Razão:a razão é quando pensamos antes de agir.. Exemplos:para namorar precisamos pensar se queremos algo serio, para fazer um trabalho precisamos pensar como ele sera elaborado.. isso é razão.
    Emoção: é quando não pensamos antes de agir..
    EXEMPLO:quando vamos ficar com uma pessoa muitas vezes ficamos com ela sem pensar.. ou na escola falamos muitas coisas sem pensar.. isso é emoçao
    2- Eu me identifico mais com a emoção.. sou mais emocional, sentimental..
    3-Devemos equilibrar a razão e a emoção para termos uma vida boa .. porque normalmente se seriamos so emoção, seriamos muito emocional e não conseguiriamos enfentar certas coisas, mas se seriamos so razão teriamos uma vida não muito boa...

    ResponderExcluir
  12. renan fernando matte 81

    resposta 1:Razão,na hora da compra , estudare e em sertas atitudes .
    resposta 2:Eusou razão e emoçao , quando as coisas dão sertas tenho razao mas quando não dão sertas viram emoção.
    resposta 3: A razão e a emoçao estarâo sempre presentes nas nossas atitudes do dia a dia..a

    ResponderExcluir
  13. Resposta 1: Emoção:eu tenho emoção muitas vezesno momentoque me emociono, com fotos, com histórias de vida, com acontecimentos,entre outras coisas.
    Razão: a razão eu usoantes de tomar alguma decisão, quer dizer eu penso bem antes de decidir.
    Resposta 2:Eu priorizo os dois, mas muitas vezesuso mais a emoção, pois não penso muito antes de fazer alguma coisa, eu expresso diretamente as minhas emoções.
    Respostas 3: Tenho que pensar antes de fazer as coisas usando a razão e entendendo a emoção.
    Juliana Turma:81

    ResponderExcluir
  14. 1- razão: escola, na hora de escolher algo:namoro, amizades etc...
    -emoção: quando vejo fome e pobreza, quando alguém está triste, quando acontece brigas, na questão da família,na hora de comprar etc...
    2-Eu acho os dois. Pois precisamos tomar atitudes concretas mas também devemos ter amor etc...
    3-Por que senão ficaríamos descontrolados.


    daniela Weippert :) 81

    ResponderExcluir
  15. Respostas das perguntas
    1-quando chega a emoção fizemos coisas sem pensar, ja com a razão podemos pensar antes de agir.

    2-Os dois pois as avezes agimos com razão e as vezes com razão.

    3-Por que paratudo bprecizamos de razão e emoção

    eduardo 81

    ResponderExcluir
  16. Respostas das perguntas

    1- EMOÇÃO:Quando vou na igreja, juventude; Quando (frequentemente) brigo com a minha mãe ou minha irmã; Quando me sinto sozinha, sem amigos; Quando vejo pessoas que eu gosto; Quando me sinto rejeitada, excluída :(
    RAZÃO: Quando querem me obrigar à fazer alguma coisa; Sou razão em relação à minha irmã; Em relação à minha família, (direitos e deveres, meus e da minha irmã); Sou razão quando eu estou braba, triste, sozinha; Sou razão nos estudos;

    2-Pessoalmente eu sou mais EMOÇÃO.. Pois eu sofro mais com isso e isso me atinge;

    3-Nós precisamos ser razão e emoção, mas somos o que nos afeta mais, com o que nós mais utilizamos de acordo com a nossa personalidade.

    RAFAELA KAUANE BRIZOLLA 81

    ResponderExcluir
  17. Contam que um alpinista, desesperado por conquistar uma altíssima montanha, iniciou sua escalada depois de anos de preparação. Como queria a glória só para ele, resolveu subir sozinho.

    Durante a subida foi ficando tarde e mais tarde, e ele não havia se preparado para acampar, sendo que decidiu seguir subindo... e por fim ficou escuro.

    A noite era muito densa naquele ponto da montanha, e não se podia ver absolutamente nada. Tudo era negro, visibilidade zero, a lua e as estrelas estavam encobertas pelas nuvens.

    Ao subir por um caminho estreito, a apenas poucos metros do topo, escorregou e precipitou-se pelos ares, caindo a uma velocidade vertiginosa. O alpinista via apenas velozes manchas escuras passando por ele e sentia a terrível sensação de estar sendo sugado pela gravidade. Continuava caindo ... E em seus angustiantes momentos, passaram por sua mente alguns episódios felizes e outros tristes de sua vida.

    Pensava na proximidade da morte, sem solução... De repente, sentiu um fortíssimo solavanco, causado pelo esticar da corda na qual estava amarrado e presa nas estacas cravadas na montanha.

    Nesse momento de silêncio e solidão, suspenso no ar, não havia nada que pudesse fazer e gritou com todas as suas forças: MEU DEUS ME AJUDA!!!

    De repente uma voz grave e profunda vinda dos céus lhe respondeu: QUE QUERES QUE EU FAÇA?

    Salva-me meu DEUS !!!

    REALMENTE CRÊS QUE EU POSSO SALVÁ-LO ?

    Com toda certeza Senhor!!!

    ENTÃO CORTA A CORDA NA QUAL ESTÁS AMARRADO...

    Houve um momento de silêncio; então o homem agarrou-se ainda mais fortemente à corda.

    Conta a equipe de resgate, que no outro dia encontraram o alpinista morto, congelado pelo frio, com as mãos agarradas fortemente à corda... A APENAS DOIS METROS DO SOLO...

    E VOCÊ? CORTARIA A CORDA?

    Às vezes precisamos tomar decisões que testam nossa fé em Deus. E você? Que está tão agarrado às cordas? Soltarias-te?

    Devemos, diariamente, exercitar nossa confiança em Deus, lembrando-nos sempre que "O Senhor nosso Deus nos segura pela mão e nos diz: Não temas, Eu te ajudo" Isa. 41:13


    História da DÚVIDA OU CONFIANÇA

    E você, cortaria a corda??? Beijos Rafaela

    ResponderExcluir
  18. Prof Ione eu te gosto bem bastante. Você é uma pessoa que me faz bem...
    Eu sempre gosto das pessoas que chegam depois do próprio sorriso...(teu caso)
    Lindo blog e linda proposta de humanização na atividade.
    Bjsss

    ResponderExcluir